PERFORMANCES
LÓTUS - performance para florescer (2015)
LÓTUS é uma performance para refletir sobre mudanças necessárias na vida e depositar em cada semente de lótus o nosso novo amanhã. Pensar sobre sua vida como prática de si para enfrentar-se em meditação, dominando a mente em seus padrões e buscando soluções para nos impulsionar para além do que somos: transformação.
Nesta performance, confeccionamos cerca de 50 flores de lótus a partir de uma técnica de origami. Essas flores de papel foram utilizadas na performance "Nossas Senhoras nas Alturas/O Senhor tá lá no Céu!", do Projeto Performanciã.
A feitura das flores de lótus de origami se deu por meio de encontros realizados em minha casa. Nesses encontros, ofereci a cada um dos doze participantes um café completo em um ambiente tranquilo, com música para meditação e um cenário confortante que colaborasse para que todos pudessem falar de si e desabrochar suas flores de lótus.
A cada encontro, ensinava ao participante-criador a fazer um lótus de papel e após debatemos questões sobre a vida, terminávamos a ação com 4 lótus (duas feitas por cada um de nós).
Para a primeira flor, a seguinte pergunta: "O que você gostaria de transformar em sua vida?"; para a segunda flor, a pergunta: "Como você quer ser quando idoso e como se imagina nessa fase da vida?".
Cada etapa explicada para a feitura do origami se associava às transformações pessoais desejadas:
1 - preparar as várias camadas que temos
2 - encontrar um centro e harmonizar as camadas amarrando-as com um nó firme com um fio / juntar as camadas
3 - abrir as pétalas e florescer para a mudança de formatação
________________
No Oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água. Além disso, representa a beleza e o distanciamento pois cresce sem se sujar nas águas lodosas e lamacentas que a envolvem (a raiz está na lama, o caule na água e a flor no sol) que na crença hindu, simboliza a beleza interior: "viver no mundo, sem se ligar com aquilo que o rodeia". Para nascer, ela enfrenta densas camadas de lama até florescer resplandescente como uma das mais belas flores da natureza.
Participantes: Vera Santos, Dandara Fulô, Tamara Sbragio Ganem, Diego Baffi, Vanessa Onofre, Ines Petereit, Tania Alice, Marcelo Scofano, Raquel Botafogo Selig, Rafael Rodrigues e Renata Teixeira.